O que a Copa do Mundo pode nos trazer de bom?

Em 2014 o Brasil será sede da Copa do Mundo de Futebol, para muitos a realização de um sonho, para outros a chance de fazer bons negócios e para a população a esperança de dias melhores. Que a Copa do Mundo vai trazer investimentos, vai melhorar um pouco o transporte e algumas ruas e avenidas da cidade, isso já se falou. Que vamos ganhar estádios modernos, isso não é novidade, mas há algumas coisas que podem melhorar no nosso futebol e na nossa cidade que ainda não foram destacadas.

ESTRUTURA.

A estrutura que será montada para a Copa do Mundo vai além dos estádios e avenidas de acesso, as cidades devem investir não só no que está diretamente relacionado ao futebol, mas em tudo que envolve receber um grande número de turistas. Investimentos na rede hoteleira, nos hospitais, e até a revitalização de pontos turísticos devem entrar na pauta das prefeituras. Uma das grandes vantagens desse evento esportivo é exatamente divulgar as cidades como destinos turísticos, e para não fazer feio é preciso investir.

SEGURANÇA

As cidades-sede devem receber um bom investimento em segurança. Cidades como o Rio de Janeiro e Recife, por exemplo, devem ter a preocupação em melhorar a segurança, não só momentaneamente para os turistas que visitarão a cidade, mas de forma duradoura, mudando a realidade dos que vivem nessas cidades. Certos investimentos que já estão sendo feitos e que vão aumentar quando estivermos mais perto da Copa, ficarão como legado para os cidadãos. Câmeras de vigilância, número de viaturas e policiais, tudo isso permanece.

Outra questão importante é com relação ao combate à violência no futebol. Mesmo que na Copa do Mundo não tenhamos torcidas organizadas, o que por si só já melhora um pouco o problema, o importante é a experiência, o conhecimento e as técnicas que serão trazidas por outros países que já sediaram o evento, para nos ensinar como lidar com essa violência.

ORGANIZAÇÃO

A Copa do Mundo é, na visão de muitos, o maior evento esportivo do planeta. É uma competição de alto nível, com organização de alto nível, onde não se permitem atrasos, onde todos são credenciados, não tem bagunça nem falta de planejamento. O Brasil vai aprender muito com a Copa do Mundo. Os campeonatos realizados no Brasil não têm nem de perto o nível de orghanização de uma competição desse porte, por isso acredito que aprenderemos muito. O Brasil vai entender como se organiza uma competição profissional de alto nível e esse, na minha opinião, será um dos maiores legados da Copa do Mundo de 2014.

About these ads
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: