Solução argentina para a violência nos estádios.

No país vizinho, a violência das torcidas também anda preocupando as autoridades. Para resolver o problema, inventaram uma solução, no mínimo, interessante e que pode servir de inspiração para os brasileiros.

A solução é a seguinte:

1) Cada argentino, homem ou mulher, garoto ou adolescente, disposto a ir aos estádios vai precisar exibir um cartão com sua foto, número do documento de identidade e impressões digitais;

2) Os donos do cartão poderão comprar ingressos em caixas eletrônicas e através de um número especial de telefone. Não haverá mais venda de ingressos em estádios;

3) O torcedor que for apanhado brigando perde o cartão e assim, automaticamente, perde o direito de entrar em estádios. Além de sofrer as sanções da lei.

O sistema facilita a punição dos vândalos, uma vez que para proibí-los de frequentar o estádio basta retirar-lhe o cartão. A medida também deve dificultar a ação dos cambistas e melhorar o sistema de vendas de ingressos.

No Brasil, uma das maiores dificuldades é impedir o acesso dos torcedores punidos ao estádio. O cadastramento dos membros de torcidas organizadas já é um primeiro passo.

Quanto aos ingressos, está mais do que na hora de superar o modelo que concentra as vendas nos estádios. Em outros países é possível comprar ingresso no caixa eletrônico, na internet, em lojas, etc.

Os clubes pernambucanos, por exemplo, exageram na concentração dos ingressos nas bilheterias dos estádios. Em São Paulo, por exemplo, os ingressos são vendidos em qualquer estádio, podendo o torcedor comprar ingressos do São Paulo no Parque Antártica e vice-versa.

É um caso a se pensar para Pernambuco. Há que se superar a rivalidade ao menos no extra campo, para que o futebol evolua como um todo.

***

Participe do Curso de Direito Desportivo. Para fazer a pré-inscrição acesse o site da ESA. O programa está aqui.

Anúncios

Uma resposta

  1. eu achoa violencia uma vregonha! e vc’s?

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: