É proibido mudar de clube durante o Brasileirão.

(07.05.2009 – Cai a proibição e volta aregra de seis jogos)

É o que diz o novo regulamento geral das competições da CBF para 2009. Até o ano passado, um jogador poderia atuar até 6 vezes por um clube antes de se transferir. Com a nova determinação, o atleta que atuar por uma partida apenas já não poderá mais se transferir para outro clube da mesma divisão.

Art. 37 – O atleta inscrito por um clube não poderá competir por outro, na mesma competição, caso já tenha atuado nessa competição.
§ 1° – O atleta cujo nome constar da súmula na qualidade de substituto e não participar da partida, poderá transferir-se para outro clube, na mesma competição, desde que, mesmo como substituto, não tenha sido apenado na competição.

Essa nova regra restringe bastante a contratação de atletas, o que exigirá dos dirigentes mais planejamento para o elenco antes de começada a competição. Agora, se um clube quiser contratar um reforço durante o torneio terá de buscar nas outras divisões ou em outros países.

Claro, a proibição só existe para atletas que efetivamente atuarem por uma equipe. Se o atleta permanecer no banco de reservas não perderá o direito de se transferir.

Vale a pena lembrar, também, uma outra regra das competições: Um jogador só pode atuar por dois clubes diferentes durante a temporada. Caso se transfira para um terceiro, esse atleta não terá condição de jogo.

Clubes, fiquem atentos à nova regra!

Veja o Regulamento Geral das Competições.

PS.: A regra, no fim, parece ser mais prejudicial aos atletas do que aos clubes. Com essa nova determinação, caso um atleta seja demitido no início do campeonato, terá de buscar clubes de outras divisões ou estrangeiros para poder continuar atuando. Ou então permanecerá o resto do ano sem jogar, só treinando.

Anúncios

Uma resposta

  1. Dr. Fernando, seu colega e acompanho seu blog que de vez em quando traz um paralelo entre direito e futebol. De vez em quando faço o mesmo no meu e gostaria de propor uma parceria.

    Caso haja interesse entre em contato.

    http://www.blogdanomoral.blogspot.com

    Parabéns pelo blog.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: