O árbitro e a Justiça Desportiva.

Pode a Justiça Desportiva alterar as decisões do árbitro? Se o dono do apito, que está presente em campo, vê um lance como normal e não aplica cartão, pode a Justiça Desportiva punir o infrator ao ver o lance no vídeo? Polêmica antiga que permanece.

Dentinho, atacante do Corinthians, foi suspenso pelo STJD por uma cotovelada em Rafael Moura, do Atlético-PR. O árbitro viu o lance e considerou normal, não aplicou cartão. O STJD viu o vídeo e considerou jogada violenta, punindo o jogador com 3 partidas de suspensão.

Ora, se o árbitro viu o lance e o considerou normal, pode o STJD punir o jogador? Estaria havendo uma reanálise das decisões do árbitro? Seria a Justiça Desportiva a segunda instância para reformar as decisões do árbitro?

O problema é que as decisões do árbitro da partida são soberanas, seja para punir, seja para absolver. Da mesma forma, se um atleta leva um cartão vermelho será suspenso automaticamente, e essa suspensão não pode ser retirada pela Justiça Desportiva. Mesmo que o atleta seja absolvido em um julgamento, a suspensão automática pela expulsão permanece.

Se apresentar ou não o cartão é decisão do árbitro, assim como validar ou não um gol por impedimento, e esta decisão não pode ser alterada, por que poderia aquela?

Temos um grande problema nas mãos, a Justiça Desportiva servindo como segunda instância das decisões do árbitro, o que não é permitido. E este problema se agrava ainda mais quando vemos disparidades incompreensíveis nos julgamentos. A credibilidade do STJD está em baixa, mas não é com excesso de punição que o tribunal irá mudar sua imagem, é com critério nos julgamentos.

Anúncios

Uma resposta

  1. O que vale no final da partida de futebol é o que o arbitro esclarece na súmula, o que esta escrito,fora disso nada tem valor,extracampo. A única coisa que pode acontecer é o clube prejudicado pedir punição para o Juiz faltoso.Ai é onde tem competencia os TJDs,ou seja, o TJD é competente para julgar o arbitro faltoso e não o jogador que não esteja sumulado As omissões nestes casos o juiz é sempre punido.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: