A crise mundial e a “Nova Era Galáctica” do Real Madrid.

Foram 65 milhões de euros por Kaká, agora mais 94 milhões de euros por Cristiano Ronaldo. E o clube ainda planeja contratar Franck Ribéry para formar um novo time de glácticos.

O presidente eleito do clube espanhol, Florentino Perez, prometeu e está cumprindo. A intenção é contratar os melhores jogadores do mundo e formar, novamente, um time de estrelas. Esse é o mesmo presidente da primeira era gláctica, que tinha Zidane, Figo, Beckham e Ronaldo.

Mas, tem muita gente torcendo o nariz para essas notícias e criticando a postura dos espanhóis. Michel Platini, presidente da UEFA, disse que essas transferências são mirabolantes, especialmente para esse período de crise.

Joan Laporta, presidente do Barcelona, já criticava a transferência milionária de Kaká por estar inflacionando o mercado. Imagino o que ele dirá agora com a notícia da transferência de Cristiano Ronaldo. Talvez se cale e abra o bolso para reforçar o seu time, que deve começar por Ibrahimovic. O Barcelona, na verdade, sempre seguiu um caminho contrário do rival, enquanto os merengues compram os jogadores mais caros, os catalães formam os jogadores na sua própria casa.

Parece que a tal crise só existe para os clubes brasileiros, que nunca foram bons negociadores. Os valores ventilados nos últimos dias servem para mostrar o quanto vendemos barato as nossas estrelas (pensar que Ramires foi vendido por míseros 7,5 milhões de euros).

As notícias, porém, são preocupantes, pois a situação financeira atual não indicava investimentos dessa monta. Na verdade, imaginava-se que o mercado de transferências e os salários dos jogadores diminuíssem um pouco com a crise. Mas, juntando o ímpeto do Real Madrid e os investidores árabes que estão comprando os clubes ingleses, a maré tende a subir e o mercado a inflacionar consideravelmente.

Lá na Europa eles que se entendam. Meu maior receio ainda é quanto aos clubes brasileiros, que gastam mais do que recebem. Essa inflação só será boa notícia se os nossos clubes começarem a ganhar mais com essas transferências, o que ainda não ocorreu.

Vamos esperar pelos resultados desse time, só para ter certeza se dinheiro ganha jogo e se esses investimentos valem a pena.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: