Jogador não tem dono.

Apesar da atuação cada vez mais constante dos empresários, apesar da, cada vez mais comum, compra e venda de direitos econômicos, apesar da imprensa repetir constantemente que tal jogador “pertence” a um determinado clube ou, pior, um empresário, que fique bem claro: JOGADOR NÃO TEM DONO.

Quem está fazendo questão de levantar isso agora é o meio-campo Elias, do Corinthians. Cansado das especulações sobre o seu futuro, o jogador deixou claro que não tem dono e que é ele mesmo quem decide seu futuro.

“Vou deixar bem claro, eu não tenho empresário. Quem cuida das minhas coisas é a minha família, meu pai e meu tio. O pessoal está achando que é meu dono, eu só saio se eu quiser e se o Corinthians quiser”, disse o volante.

“Eles (Traffic) acreditaram no meu futebol quando eu estava na Ponte, agradeço muito. Mas quem assina os contratos sou eu. E eu quero ficar aqui no Corinthians”, completou.

A lei é bastante clara quanto a isso, para que se concretize uma transferência é preciso a anuência do atleta. Ele não pode ser obrigado a jogar em determinado clube só porque os “investidores” querem lucrar na transferência. Apesar da multa ser em favor do clube e uma grande parte ficar com a Traffic, isso não os torna donos do atleta.

Lei 9.615/98 (Lei Pelé):

Art. 38. Qualquer cessão ou transferência de atleta profissional ou não-profissional depende de sua formal e expressa anuência.

Quando a Traffic adquiriu parte dos direitos econômicos do atleta garantiu o direito de receber uma porcentagem sobre o valor da indenização a ser paga ao Corinthians em uma transferência. Mas, a Traffic não adquiriu uma porcentagem do atleta, nem o direito de dizer-lhe onde deve jogar.

O jogador não pode ser tratado como um objeto, como um bem que se compra, vende ou empresta. Jogador de futebol é um trabalhador e como tal tem a liberdade de escolher onde quer trabalhar. Só se Elias quiser se transferir é que o Corinthians receberá alguma coisa, e só assim a Traffic terá a sua parte. Ninguém pode obrigá-lo a nada.

Que isso fique bem claro.

Fonte: Blog do Torcedor.

