As etapas do Brasileirão.

puloO Campeonato Brasileiro da Série A é de pontos corridos, não tem fases. Ao menos, não aparentemente. Na verdade, o campeonato é bem dividido.

Eu poderia dividir o campeonato só em duas fases, preparatória e reta final. Na preparatória os clubes acumulam o maior número de pontos para se “classificar” para a disputa do título, de uma vaga na libertadores ou contra o rebaixamento. A “reta final” nem preciso falar, é quando começamos a fazer contas para saber quantos pontos precisamos para atingir o objetivo.

Por enquanto, nessa fase preparatória, ainda é difícil dizer quais clubes disputarão o título e quais brigarão para não cair, apesar de já termos uma certa ideia. Ainda faltam muitos jogos, há tempo para se recuperar e há tempo para cair de produção. O importante é somar pontos agora para poder brigar por coisas melhores no fim. Na reta final é mais difícil sair do grupo de baixo e brigar pelo título.

O companheiro blogueiro do Olhar Crônico Esportivo, porém, dividiu esse campeonato em 4 fases, vejam:

1ª – 9 de maio a 8 de julho – fase das copas – quando os clubes ainda dividem as atenções entre o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores.

2ª – 1º de julho a 31 de agosto – fase da janela – quando os clubes europeus buscam seus reforços e desfalcam os brasileiros. É agora, também, onde os atletas completam as 7 partidas por um clube e ficam impedidos de se transferir para outro da Série A. Nesse momento os elencos começam a se definir.

3ª – 11 de julho a 23 de agosto – fase dos jogos sem descanso – nessa fase, os clubes já devem estar “arrumados”, pois com jogos domingo e quarta não terão tempo para muitos treinamentos. Essa fase é crítica, quem estiver mal pode acabar ficando no grupo que vai lutar para não cair.

4ª – 29 de agosto a 6 de dezembro – fase final – depois de acumular o maior número de pontos possíveis, os clubes descobrem se vão disputar o título, uma vaga na Libertadores ou contra o rebaixamento. A partir daqui é muita conta e muita luta.

Quando chegarem na reta final saberemos o que os clubes de Pernambuco vão buscar nessa competição? Ainda é cedo para dizer que brigam por vaga na sul-americana ou contra a queda. Depois dos “jogos sem descanso” saberemos qual será o papel deles na realmente.

O campeonato é muito disputado, quem não conseguir uma boa posição até a fase final terá dificuldades, pois será mais difícil subir na tabela. A briga será muito boa e o campeonato muito disputado, essa é a maior qualidade do Brasileirão.

Na  minha opinião, metade dos times irá brigar para não cair, a outra metade por uma vaga na Libertadores e apenas dois ou três disputarão o título. E aí, em qual grupo seu time vai ficar?

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: