A janela assusta sim.

Quem disse que a janela de transferências não ia assustar os clubes brasileiros?

Eu disse.

Assim como a maioria das pessoas, eu acreditava que a crise mundial ajudaria os clubes brasileiros a manter seus jogadores. Mas, a crise já não é mais a mesma e os clubes começaram a perder seus atletas. Agora, a janela está assustando sim, e os elencos devem mudar bastante para o restante da competição.

Fato é que os jogadores brasileiros são “baratos”, a nossa moeda vale muito menos que o euro, por isso fica fácil para os clubes europeus levarem nossos melhores jogadores. Na verdade, com a crise, fica até mais fácil buscar atletas na América do Sul do que em outros países europeus.

Afinal, o que é 20 milhões de reais? Nada mais do que, apenas, 7 milhões de euros, aproximadamente. Isso não é muito para um clube europeu. E o que é R$ 700 mil (a multa de Weldon)? Algo em torno de €250 mil, aproximadamente. Isso sim é irrisório.

Solução? Não tem solução. Enquanto a nossa moeda for tão desvalorizada frente ao euro, enquanto os clubes europeus lucrarem muito mais do que os brasileiros (que se afundam em dívidas), não haverá solução. O jeito é contornar. Buscar atletas para as posições carentes e investir na base, formando novas estrelas.

O Campeonato Brasileiro sofre bastante com a janela, mas isso é inevitável. O jeito é torcer para que apareçam novos bons jogadores para ocupar o lugar dos que se foram. Uma opção é repatriar os veteranos, que perdem espaço na Europa. Talvez seja essa a solução, transformar essa auto-estrada em uma via de mão dupla, enquanto uns se vão, outros devem voltar.

Enquanto a janela não se fecha, porém, nos resta correr atrás de reforços para ocupar o lugar dos que estão saindo e torcer para que nenhum outro deixe nosso país.

Anúncios

2 Respostas

  1. Quando um time vai bem, sempre existe essa janela para atrapalhar. É o caso do Corinthians.

  2. Ano passado ocorreu a mesma coisa com o Flamengo, levaram seus dois atacantes quando estava na primeira colocação e não foi reposto à altura, no final do campeonato, não garantiram nem a vaga da pré-Libertadores.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: