O ciclo.

Uma das coisas que eu mais gosto no futebol é a renovação, é o movimento cíclico, as voltas que esse mundo dá. Há pouco tempo estávamos lamentando a queda de dois clubes à Série B, agora parece que 2010 já começou e só se pensa no campeonato estadual.

O futebol é medido em temporadas e a cada ano tudo volta à estaca zero. Todos os clubes, os vencedores e os vencidos, só pensam em contratações, reforços e transferências. Rapidamente se esquece o ano que passou para planejar o seguinte. Afinal, todos começam com o mesmo número de pontos, zero, e todos têm chance de ser campeão, conquistar um acesso, uma vaga em outra competição, etc.

O Santa Cruz começou 2010 antes de todo mundo. Sim, porque a Copa Pernambuco não era uma competição de 2009, era uma preparação para 2010. Mas, fica no ar a pergunta: valeu a pena? Se o tricolor não conseguiu encontrar bons valores nessa competição e precisa contratar um time inteiro, então a Copa Pernambuco não serviu para muita coisa. Vamos esperar para ver se haverá uma “base” ou se teremos 30 caras novas no Arruda. O planejamento está correto, nada de loucura nem jogadores caros demais, o importante é ter um grupo forte e não um ou dois destaques individuais.

O Sport não perdeu muito tempo, começou 2010 antes mesmo do fim do campeonato nacional, afinal, já estava rebaixado mesmo. O clube contratou Givanildo Oliveira, que já assumiu e já indicou contratações. O rubro-negro fez o possível para manter uma base, mas a perda de alguns atletas, como Durval, era inevitável. E mantê-los, pelo alto custo, não parecia boa ideia. Mas, dessa vez, não parece que os atuais campeões estaduais vão largar na frente.

O Náutico é um caso à parte. O clube ainda não iniciou 2010, e corre o risco de só iniciar a próxima temporada mesmo em janeiro. Mais uma vez o alvirrubro vai começar o campeonato com vários atletas da base e deve contratar os reforços aos poucos no decorrer da competição. A confusão na eleição para presidente só prejudica o clube, que não renova contratos, não contrata jogadores, nem mesmo apresenta um treinador. Quem está no comando no momento deve assumir a responsabilidade e começar o novo ano, ou vai largar atrás dos concorrentes.

Futebol é isso, um ano atrás do outro, uma competição após a outra e uma nova chance de vencer a cada temporada. Os títulos ficam registrados no passado de glórias e os fracassos ficam na memória como lição. O mundo da bola já girou, 2009 já passou e a temporada 2010 já começou.

Bola para frente!

Anúncios

Uma resposta

  1. Estamos encerrando a segunda semana de Dezembro e falta um pouco mais de um mês para o início do Pernambucano. O Sport já possui uma boa base para o PE, Santa Cruz e Salgueiro e os demais clubes do interior já estão contratando a um bom tempo.

    Li no Diario que o Nautico possui uma boa parte de seu elenco terminando o contrato neste final de 2009 e no meio do PErnambucano e, até o momento, não foi dado inicio às renovações destes contratos.

    O mercado da bola no Brasil já iniciou e o Náutico parece que não percebeu.

    Para mim, independente de quem seja o próximo presidente, o Náutico poderá fazer feio no estadual devido a sequelas desta conturbada eleição sem presidenciáveis.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: