Fair Play financeiro.

Alguns clubes de futebol se destacam dentro de campo devido ao sucesso fora dele. É fato que os clubes mais ricos contratam os melhores atletas e disputam os principais títulos. Quando a diferença econômica se torna decisiva para o sucesso nas competições, então temos um problema. Bom, não há nada errado em o time mais rico ser campeão, principalmente se for um clube estruturado e organizado, pois se mostra merecedor, o problema surge quando os mesmos se endividam para buscar essas vitórias.

A questão financeira preocupa a UEFA, que colocará em prática na temporada 2013/2014 a regra do “Fair Play financeiro”. Os clubes que estiverem endividados não poderão disputar as competições europeias. A regra não visa impedir que os times ricos sejam vitoriosos, mas que clubes se endividem exageradamente para conseguir conquistar um título, o chamado “doping financeiro”.

Dois clubes ingleses já estão ameaçados: Chelsea e Manchester City. Os clubes, devido aos altos investimentos estrangeiros, cresceram bastante nos últimos anos. O Chelsea, com a chegada do russo Abramovich, conseguiu se firmar como uma das maiores forças europeias, chegando sempre perto do título da Liga dos Campeões. Já o City, comprado recentemente, investiu mais do que todo mundo nessa temporada, contratando estrelas como Tevez, Robinho e Adebayor.

Mas, todo esse investimento tem um preço. O balanço financeiro de Chelsea e Manchester City indicou uma dívida que somada chega a R$ 350 milhões. Os clubes têm alguns anos para sanar o problema, ou correm o risco de ficarem fora da Liga dos Campeões quando a regra do “Fair Play financeiro” for posta em prática.

Enquanto isso, no Brasil, os clubes estão mergulhados em dívidas. Uma regra como essa acabaria por inviabilizar o Campeonato Brasileiro por falta de equipes. O atual campeão, o Flamengo, por exemplo, é o maior devedor do Brasil. Mesmo assim, o rubro-negro carioca contratou estrelas como Adriano, pagando salários bem acima do possível. Será que poderíamos adaptar a regra para proibir que clubes se endividem em busca de títulos no Brasil? Ainda é cedo, mas quem sabe no futuro.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: