Obras da Copa do Mundo 2014.

O Secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke, alertou para o atraso nas obras da Copa do Mundo no Brasil. Segundo o dirigente da entidade, “o Brasil não está no caminho certo”. Apenas em metade dos estádios já existem obras, e mesmo assim ainda não são as necessárias para transformar os velhos estádios em arenas para a Copa.

No vídeo do SporTV é possível ver como andam os trabalhos. Na maioria dos estádios há apenas uma leve movimentação, poucas pessoas trabalhando e tudo em fase muito inicial. Alguns estádios sofrem com problemas no projeto (Morumbi), com a falta de dinheiro (Arena da Baixada) e, principalmente, com licitações sob recursos e impugnações de obras.

Em Pernambuco a situação é a mais preocupante, a licitação ainda não foi concluída e a área onde será construído o estádio permanece intocada. Em Salvador, o impacto ambiental e a destinação dos entulhos da Fonte Nova é uma preocupação. Diante de burocracias e da falta de comprometimento dos responsáveis, o cenário parece cada vez pior.

Apesar de duvidar, até acredito que construiremos nossos estádios, mas com um custo duas vezes maior que o planejado. O que mais me preocupa, porém, são as outras obras. Em Recife existia a promessa de um metrô que ligaria grande parte da cidade, obras de alargamento de avenidas e outras de infra-estrutura. Nenhuma dessas começou e não devem ficar prontas para o Mundial.

Os nossos governantes estão tão acostumados a prometer e não cumprir que não parecem preocupados. O problema é que dessa vez não só os brasileiros, mas a FIFA e os torcedores do mundo inteiro são credores dessas promessas.

O Brasil vai se “queimar” no cenário internacional. Os escândalos de superfaturamento (que ainda virão) e a demonstração de incompetência nos colocarão em péssima situação não só no cenário esportivo, mas econômico, financeiro, político, etc.

A Copa parecia a oportunidade de revolucionar nossas cidades, de evoluir e de dar um salto no crescimento econômico. Mas, pelo visto, será mesmo uma excelente oportunidade para revelar nossos maiores defeitos.

Anúncios

4 Respostas

  1. Sou engenheiro civil e gostaria de participar do Projeto Cidade da Copa em Pernambuco, como obtenho informações a respeito..obrigado..
    Marcel

  2. Marcel, procure a Assembléia Legislativa de Pernambuco. Lá existe uma comissão responsável pela fiscalização dessas obras.

  3. Ok,
    e sobre os nomes das empresas envolvidas nas obras para eu puder fazer contato?
    obrigado!

    Marcel

  4. Marcel, acaba de ser divulgada a vencedora da Licitação. a ODEBRECHT.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: